1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF – EDIÇÃO 2017/2020

Atualizado em 17/09/2018


Prefeitura de Várzea da Palma realizou 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF – EDIÇÃO 2017/2020


A Prefeitura Municipal de Várzea da Palma, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde e coordenado pela Comissão Intersetorial do Selo UNICEF e CMDCA, realizaram no dia 18 de Agosto o 1º FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF – EDIÇÃO 2017 / 2020.

O evento aconteceu no Salão Principal do Clube Operário e contou com a presença do Prefeito Eduardo Monteiro, Vice Prefeito Geraldo Nunes Azevedo, Consultora Jurídica de Gabinete Patrícia Barretos, Secretário de Administração Vivaldo Nogueira Batista, Promotor Doutor João Paulo Fernandes, Secretários, vereadores, representantes das escolas municipais e estaduais, alunos de todas as escolas estaduais dentre outras autoridades do Poder Público e Sociedade Civil.

O Secretário de Educação Ronân Ângelo, apresentou da metodologia, objetivos e importância do Selo Unicef  evidenciando as ações as quais devem ser realizadas pelo município

Foram formados onze equipes de trabalho monitoradas pela Comissão Intersetorial, para analisarem algumas questões importantes voltadas as crianças e aos adolescentes do município.

Após o momento de discussão dos grupos foi servido um lanche e em seguida foram apresentados algumas manifestações artísticas culturais. O CRAS Princesa apresentaram a Dança Folclórica Samba Lelê. O CRAS Serrinha apresentou uma dança com a música “Eu só quero um xodó”, Os alunos Projeto Tempo Integral da Escola Municipal Quintiliana Lúcia Vieira apresentaram uma dança ao som da música “Dama do Sabão”.

Logo após o momento artístico/cultural as onze equipes expuseram de forma sucinta as principais questões discutidas nos grupos em plenária para aprovação.

O Selo UNICEF é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e adolescentes especialmente nas áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade. A iniciativa contribui para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) relacionados à população de até 17 anos, reduzindo as disparidades regionais e avançando na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A metodologia combina capacitação de atores municipais, aprimoramento dos mecanismos de gestão local e mobilização social, com a ampla participação comunitária, principalmente dos adolescentes.

O UNICEF incentiva e apoia gestores municipais, sociedade civil e empresas para que executem ações estratégicas de políticas públicas e de participação social, com o objetivo de melhorar as condições de vida das crianças e adolescentes. Monitora e avalia a o desempenho dos municípios nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social. Eles são agrupados de acordo com os seus indicadores econômicos e sociais e são avaliados no âmbito de seu estado

O 1º Fórum Comunitário foi um momento de tomada de decisão coletiva e acompanhamento das ações e indicadores do Selo e espaço de encontro, disseminação de informações e diálogo sobre as políticas públicas municipais. É nestes encontros que a comunidade analisa a situação das crianças e adolescentes, planeja e sugere ações, monitora e avalia o impacto das políticas sociais voltadas à infância e à adolescência, além de importante espaço de participação social. Neste encontro produziu-se um Plano de Ação que será implementado até o ano de 2020

O Secretário de Educação Ronan Ângelo informou que o evento também fortalece a gestão municipal e qualifica as políticas públicas. O Fórum também é uma importante ferramenta de aprendizagem direcionada à infância e à adolescência do município. Ele garante a mobilização social, a participação dos adolescentes e fortalece a gestão no que representa os Direitos da Infância e Adolescência, devido ao fato do público ser formado por adolescentes, educadores, lideranças comunitárias, autoridades municipais, rede de proteção e o Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente.